Conheça os diferentes tipos de porcelanatos

Mais recentes

Escolher os materiais e revestimentos é sempre o primeiro...
Desde que a designer de interiores Fernanda Cecotti...
Usar estampas na decoração nem sempre é fácil, mas o...
Todo mundo sabe que a internet é uma fonte inesgotável de...
Meses e meses de estudo, pesquisa de referências e...

Escolher os materiais e revestimentos é sempre o primeiro passo em qualquer reforma, certo? Por suas qualidades técnicas e infinidade de estilos, os porcelanatos estão no topo da lista dos acabamentos mais usados atualmente. Mas, entre tantas opções, como saber qual é o modelo mais indicado para a sua casa?

 

Existem porcelanatos de diversos tipos, cada qual com sua especificidade e recomendações de uso, por isso é muito comum ter dúvidas na hora de comprar. Para te ajudar, a Biancogres criou um pequeno manual explicando as características de cada tipo, como os modelos polidos, esmaltados e acetinados.

 

Confira mais detalhes abaixo para nunca errar na escolha do seu revestimento!

 

 

 

 

 

Porcelanato Técnico Polido

O brilho intenso é a principal característica dos porcelanatos técnicos polidos, normalmente utilizados em ambientes internos. Esse tipo de material não recebe esmalte, portanto sua cor é definida pela própria massa durante a fabricação, então o leque de opções é um pouco menor em relação aos produtos esmaltados. Procure evitar esse tipo em áreas molhadas, como o box do banheiro, pois em alguns casos ele pode se tornar escorregadio.

 

Porcelanato esmaltado

Os porcelanatos esmaltados possuem o esmalte em seu acabamento diferete dos porcelanatos técnicos. Essa pequena mudança permite maior resistência a manchas e ainda multiplica as possibilidades de cor e estampas no design. A camada de esmalte aplicada por cima do revestimento também pode diversificar a textura da superfície, que pode ser lisa, levemente áspera, brilhante ou fosca.

 

Porcelanato Digital Polido

O porcelanato digital polido é uma evolução dos dois tipos descritos acima. Usando os recursos inovadores da tecnologia digital, a Biancogres desenvolveu uma série de produtos que alia o alto brilho do polimento com estampas inspiradas em materiais nobres, como os mármores. O resultado é a disponibilidade de várias opções de estampas que variam entre mármores e cimentos com brilho duradouro e alta resistência ao manchamento.

*Na Biancogres, os modelos polidos recebem uma camada de cera protetora antes de serem embalados, o que previne arranhões durante a instalação. Ao final da obra, essa camada deve ser retirada delicadamente utilizando cimento branco seco, gesso ou saponáceo cremoso com uma vassoura de pelos macios.

 

 

Porcelanato Acetinado

No caso dos porcelanatos acetinados, o brilho não está presente, o acabamento desses produtos é o fosco. Essa característica faz com que os modelos sejam mais resistentes a riscos, disfarçando imperfeições causadas pelo uso cotidiano, e também os torna menos escorregadios. Para muitas pessoas, os modelos acetinados deixam os espaços mais aconchegantes.

 

 

 

Acabamentos

Os tipos de porcelanatos descritos acima podem ser divididos em duas categorias de acabamento das bordas: retificado ou bold. Veja uma breve descrição de cada um.

 

Porcelanato Retificado

Nesse acabamento as bordas do porcelanato são totalmente retas, o que diminui a espessura do rejunte entre as placas, garantindo um efeito elegante e contemporâneo com emendas menos aparentes. Para se ter uma ideia, atualmente é possível utilizar juntas mínimas e quase imperceptíveis de 1 mm, por exemplo. 

 

 

Bold

Nos modelos com acabamento bold, as bordas são levemente arredondadas, o que dá a impressão de juntas maiores entre as peças. Além de acumular mais resíduos, o rejunte largo é menos discreto, por isso o acabamento bold está sendo cada vez menos usado pelos fabricantes.