Os 10 melhores blogs de Arquitetura | Segunda Edição

Mais recentes

Escolher os materiais e revestimentos é sempre o primeiro...
Desde que a designer de interiores Fernanda Cecotti...
Usar estampas na decoração nem sempre é fácil, mas o...
Todo mundo sabe que a internet é uma fonte inesgotável de...
Meses e meses de estudo, pesquisa de referências e...

Todo mundo sabe que a internet é uma fonte inesgotável de informação e que cada site pode guardar muitas surpresas, mas ter o ‘caminho das pedras’ com a lista dos 10 melhores blogs de Arquitetura e Decoração é uma ajuda e tanto, certo? Assim fica mais fácil descobrir para onde correr na hora de buscar referências bem bacanas para a sua reforma ou construção. Além disso, as matérias desses sites podem te auxiliar em diversas dúvidas práticas, como ‘Que porcelanato escolher?’ ou ‘Que cor usar na cozinha?’, por exemplo.

 

No ano passado fizemos uma seleção similar e os leitores se inspiraram bastante, então hoje decidimos publicar mais 10 blogs imperdíveis com várias dicas e ideias de sobra: os endereços virtuais reúnem soluções para todos os estilos e muitos projetos incríveis. Confira!

 

1. Histórias de Casa

No blog Histórias de Casa as ideias de arquitetura e decoração aparecem inseridas em lares reais, repletos de detalhes pessoais dos moradores e muitas histórias interessantes por trás de cada escolha. Além de mostrar diferentes modos de viver, as matérias abordam o lado afetivo da decoração, explorando a íntima relação das pessoas com o que espaço em que habitam. Editoriais e posts com dicas práticas também fazem parte do conteúdo autoral do site.

 

 

2. Casa da Chris

Veterana quando o assunto é decoração, a jornalista Chris Campos é a criadora de um dos primeiros blogs brasileiros sobre o tema, o Casa da Chris. Suas dicas abrangem diferentes áreas: de um jeito criativo de expor louças na cozinha às novidades mais quentes do universo do morar, como lançamentos de produtos e revestimentos. Ao longo dos anos, Chris foi se transformando em uma referência – não à toa, ela já publicou cinco livros, sendo 4 deles ligados ao décor. 

 

 

3. ArchDaily Brasil

Criado pelo chileno David Basulto em 2008, o ArchDaily começou como um simples blog que concentrava muitas referências de arquitetura, porém em menos de 10 anos ele se tornou nada mais nada menos que ‘o site de arquitetura mais visitado do mundo’. Tanto que atualmente possui versões em diferentes línguas, como o português. Com uma biblioteca gigantesca de projetos dos mais diversos países, o endereço é fonte certeira de inspiração para profissionais da área ou fãs do tema. Vale a pena acompanhar.

 

 

4. Referans

Design brasileiro, arquitetura e decoração contemporânea são os principais temas do Referans, um blog criado em 2010 que hoje é uma coluna no site da revista feminina Glamour. As matérias seguem uma linha editorial mais aproximada às revistas de décor, incluindo projetos completos, sugestões baseadas em espaços bacanas, entrevistas com profissionais da área e muito mais – isso sem falar nas inúmeras fotos de referência, é claro.

 

 

5. Limaonagua

Debora Dietrich, uma das idealizadoras do blog Limaonagua, é arquiteta e urbanista, por isso as matérias seguem essa linha, focando bastante em acabamentos, reforma e afins. Dividido por cômodos da casa, o conteúdo do site é fácil de navegar e permite que as inspirações sejam encontradas rapidamente. Outro ponto positivo são os posts de ‘listas’, como por exemplo: ‘17 cozinhas apaixonantes de estilo industrial’ ou ‘5 dicas para quem tem banheiro pequeno’.

 

 

6. Apezinho

O Apezinho é um blog com várias ideias criativas e temas interessantes, mas o grande diferencial do conteúdo é que ele é pensado para quem está saindo da casa dos pais ou indo para sua primeira casa ‘oficial’. No site você encontra histórias com final feliz, depoimentos, sugestões e também bons ensinamentos aprendidos na prática pelos leitores ou pelos colaboradores. 

 

 

7. Homens da Casa

A motivação para a criação do blog Homens da Casa surgiu de uma necessidade pessoal de seu autor, o publicitário Eduardo Mendes. Na época em que estava mudando de um apartamento para uma casa, Edu começou a pesquisar referências de decoração na internet e descobriu que a maioria dos sites ligados ao assunto eram comandados por mulheres, por isso ele sentia falta de inspirações com as quais se identificasse. Foi então que ele resolveu criar seu próprio blog.

 

 

8. Remobília

Decoração alternativa e divertida, sem complicação. Esse é um dos conceitos por trás do blog Remobília, idealizado pelo casal de designers Patricia Melo e Vinicius Yagui. “Sempre pensamos em formas mais criativas de reaproveitar tudo à nossa volta para criar algo único e com a nossa cara”, explica a autora. Além de inspirações coloridas, os posts incluem muitos tutoriais bacanas e sugestões de como reutilizar móveis e materiais.

 

 

9. Buji

O blog da Buji é onde as amigas (e sócias) Ana Viana e Bárbara Ávila contam suas aventuras no mundo da decoração e do reuso. Além de publicar projetos e transformações realizadas nas casas dos clientes, a dupla usa o espaço para compartilhar dicas e tudo o mais que as inspira, de artistas inovadores a truques de organização. 

 

 

10. Casa das amigas

Quando duas amigas apaixonadas por arquitetura e decoração se unem, o resultado só poderia ser inspirador. Assim começou o blog Casa das Amigas, formado pelas arquitetas Camila Kadobayashi de Castro e Carolina Palazzo de Mello. A princípio a ideia do site era compartilhar achados, inspirações e links interessantes com amigos de trabalho, porém aos poucos o projeto ganhou asas e o blog se tornou um espaço cada vez mais criativo.