Você já ouviu falar da tendência Granilite?

Mais recentes

Você já conhece o mármore e o granito, certo? Ambos são...
Banheiros geralmente são áreas que não valorizamos e nem...
Pensando em inovar na hora de reformar a casa? Então que...
Se você sonha com uma reforma há tempos, mas sempre...
Já pensou ter um piso de madeira que você pode molhar à...

Você já conhece o mármore e o granito, certo? Ambos são pedras nobres e extremamente utilizadas na arquitetura e design de interiores, para diversas funções in e out decor. A partir do propósito de utilizar um produto tão resistente, bonito e versátil quanto as pedras já citadas, surgiram as tendências Marmorite e Granilite.


Imagem: Colour Emotions Broken Illusions

 

Mas, afinal, o que são?

O Granilite e o Marmorite consistem em revestimentos de base cimentada, onde é realizada uma mistura entre a areia, água e cimento. Neste composto, adiciona-se quartzo, granito, vidro e mármore dando aquele acabamento fragmentado e característico.

Essa técnica foi muito utilizada antigamente, principalmente na década de 40 e chegou a ser uma das maiores tendências de revestimento no Brasil durante essa época.

Há algum tempo começamos a ver novamente o granilite nos ambientes e neste ano o material ganhou novos espaços. Até os porcelanatos se inspiraram nele, trazendo um estilo remasterizado do revestimento, com aspectos mais contemporâneos e com uma grande variedade.

Devido à versatilidade do estilo, que permite a aplicação em ambientes desde os mais clássicos até os mais urbanos, o porcelanato inspirado no granilite se torna um verdadeiro coringa.

Além disso, eles também são adaptáveis a qualquer espaço, como pisos, paredes e até utilizados como bancadas, tornando-se um revestimento referência e com força total no mercado brasileiro.

Confira alguns projetos que apostaram nessa tendência incrível:


Esse espaço é o escritório da WeWork em Shangai. A reforma foi realizada pelo escritório Linehouse Design que investiu na tendência Granilite em tons pastéis. Imagens disponíveis pela WeWork Wehai Lu.

Esse lindo apartamento em Bruxelas, projetado pelo Atelier Dialect, recebeu em sua bancada a tendência de forma delicada e sofisticada.


Nessa loja do Valentino, vemos a tendência Granilite em todo lugar. Belíssimo!
Foto realizada por David Chipperfield.



Vemos também a tendência Granilite na CASACOR SP deste ano, no ambiente CASA TERRA assinado pela Paola Ribeiro. A arquiteta utilizou muito bem o porcelanato Terrazzo 63x63 na área externa de seu projeto. Lindo!

Quer saber sobre mais tendências da arquitetura & design, dicas de decoração e projetos incríveis? Acompanhe semanalmente nosso blog!