Sustentabilidade Ambiental

A Biancogres desponta com um sistema próprio de práticas responsáveis na produção de porcelanato:
o Programa de Sustentabilidade Biancogres. Ele é composto por ações que garantem a correta utilização de recursos no processo produtivo de porcelanato, visando sustentabilidade do negócio e do planeta.

Reutilização de água

Primeira fabricante de porcelanatos no Brasil a adotar o método de reciclagem direta da água. Reaproveitando toda a água utilizada no seu processo de produção de porcelanato e revestimento cerâmico, a Biancogres recupera mais de 5000 litros por hora.

Coleta de pó em suspensão

Antes de serem lançados ao meio ambiente, os gases de escape do atomizador (vapores de água com percentual de sólido em suspensão) são purificados através de um lavador de gases, que limita a emissão de partículas para a atmosfera. Além disso, o pó gerado durante o processo fabril de porcelanato e revestimento cerâmico é aspirado e conduzido para filtros de mangas, onde ocorre a segregação destas partículas sólidas. Este material é reintegrado ao processo produtivo do porcelanato, passando a ser um dos compostos da fórmula da base dos produtos.

Reciclagem do papel de embalagem

Toda embalagem de papel e plástico dos porcelanatos e cerâmicas não aproveitada é direcionada a empresas credenciadas pelos órgãos ambientais para impedir o prejuízo ambiental.

Reciclagem de paletes

O refugo de paletes utilizados na estocagem do porcelanato e cerâmica é enviado para empresas credenciadas pelos órgãos ambientais para que seja reciclado e retorne para a cadeia produtiva.

Cogeração de energia

Através da utilização de gás natural, a fábrica produz energia térmica e elétrica suficiente para suprir a demanda do parque fabril de porcelanato e cerâmica e ainda comercializar o excedente. Uma tecnologia de ponta a favor da prática consciente.

Iluminação natural

Toda a fábrica de porcelanato e cerâmica é projetada para economizar energia elétrica através da iluminação natural. Telhas translúcidas de policarbonato permitem a passagem da luz solar, iluminando o ambiente de trabalho sem deixar que o calor passe pelas mesmas.

Utilização de gás natural

A Biancogres opera com 100% de gás natural em todas as duas unidades de produção de porcelanato, reduzindo os impactos ambientais.

Reciclagem dos óleos lubrificantes

Todo óleo usado na produção de porcelanato e cerâmica é coletado e enviado a uma empresa certificada, que é responsável pela reciclagem e preparo para reutilização.

Moagem de rochas claras

Para reciclagem de porcelanatos e granitos que retornam ao processo produtivo.