As plantas não precisam, necessariamente, ficar restritas à área externa de sua casa. Elas podem — e devem — estar espalhadas pelo ambiente, fazendo parte da decoração. Esse é o conceito do Urban Jungle.
Além de maior beleza e frescor aos espaços, as plantas ajudam na saúde, melhoram a qualidade de vida e oferecem outros benefícios às pessoas. Ficou curioso para saber como aplicar o Urban Jungle em sua casa? Então, fique de olho nas dicas a seguir.
Horta na cozinha
Há várias formas de incluir o verde na decoração de cozinhas. Uma ideia muito útil é fazer hortas, seja no sentido vertical ou horizontal. Para isso, são utilizadas floreiras, nas quais são plantados temperos, como: hortelã, manjericão, alecrim, orégano, pimenta, sálvia e pequenas hortaliças.
Pode-se montá-las como jardins verticais em uma parede, com pequenos vasos sobre uma bancada ou floreiras em bases de madeira ou de ferro com adornos. Desse modo, as plantas dão vida ao ambiente, purificam o ar e, ainda, ficam sempre à mão na hora de preparar os alimentos.
Jardim vertical
Apostar em um jardim vertical é uma excelente maneira de estar dentro da tendência Urban Jungle mesmo em espaços pequenos. O ideal é escolher um local bem arejado e com iluminação natural. Isso garante a saúde e durabilidade das plantas. A estrutura é fixa na parede e pode ser feita de diversas formas: estrado de madeira, suporte de metal para floreiras, base de fibra de coco, grade de ferro.
As espécies de plantas devem escolhidas de acordo com o clima da região. Utilize a criatividade para montar o jardim vertical e escolha diversos tipos de plantas: samambaias, véu-de-noiva, columeia, antúrio, flor-de-maio, barba-de-serpente, colar-de-pérolas são apenas alguns exemplos.
Jardim de inverno
Também chamado de jardim interno, é um recurso paisagístico que embeleza de uma maneira bastante particular e passa a sensação de energias renovadas. Há construções que já contam com um espaço reservado para um jardim de inverno. Mas, também, é possível improvisar e escolher lugares como embaixo de uma escada, por exemplo.
No chão, podem ser utilizados produtos que remetam à natureza para acentuar o conceito de Urban Jungle , como as madeiras, pedras, granilites ou cascalhos. Os vasos devem ter alturas diferentes, do mesmo modo que as plantas. Além de folhagens, suculentas e cactos, utilize flores para dar cor ao ambiente, como: violeta, lírio, antúrio, begônia e orquídea.
Arranjos, vasos e pendentes na sala
As plantas suspensas estão em alta na decoração e são soluções ideais para otimizar o espaço. Mas, não basta um vaso pendente em sua sala para poder dizer que aderiu ao conceito de Urban Jungle. Como a própria tradução diz, “selva urbana”, é preciso colocar muitas plantas no local.
Então, além das plantas suspensas, aposte em arranjos de flores e folhagens, e vasos espalhados para, realmente, trazer o verde para a sua casa. Vasos grandes devem ser colocados nos cantos para não atrapalhar a circulação das pessoas.
Em frente a esses vasos, pode-se colocar outros menores para preencher o espaço. Outros cômodos também ficam lindos com a presença de vasos, arranjos e plantas suspensas: quarto, corredores, hall (corredor, passagem) de entrada e, até mesmo, banheiro.
Como você viu, é bastante fácil aderir à tendência do Urban Jungle. Além de embelezar qualquer estilo de decoração, traz mais aconchego e vitalidade ao ambiente. Não se esqueça de escolher as plantas de acordo com a incidência da luz solar e do clima na região. Assim, elas ficarão sempre bonitas, e o visual não ficará comprometido.
Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também descubram como usar essa tendência em casa!