Assim como no mundo da moda, a arquitetura e a decoração também são baseadas em fases. Assim, os profissionais que se mantêm atualizados sobre o que ocorre na área, se destacam no mercado de trabalho porque suas referências são ampliadas e isso os torna mais competitivos.
O Ton Sur Ton é um conceito atemporal e que chegou com força entre as tendências de design de interiores. Elaborar um projeto de ambientes com esse conceito pode parecer simples. No entanto, é preciso levar em consideração alguns detalhes para não errar.
Por isso, separamos algumas dicas valiosas que você não pode deixar de descobrir para conhecer melhor esse estilo e valorizar ainda mais seus projetos. Acompanhe!
Afinal, de que se trata o Ton Sur Ton?
Esse termo de origem francesa significa "tom sobre tom". Então, como o próprio nome já indica, consiste em utilizar uma cor específica em suas diversas tonalidades — da mais clara até a mais forte — para decorar um espaço. Para isso, é aplicada nas paredes, cortinas, revestimentos, móveis, tapetes e outros elementos que fazem parte do ambiente. Desse modo, consegue tornar o monocromático ainda mais sofisticado e interessante.
Esse conceito pode ser utilizado em qualquer ambiente, como sala, quarto, cozinha, banheiro. Qualquer cor pode ser utilizada para uma decoração Ton Sur Ton, mas entre as mais escolhidas estão os rosês, cinzas e beges. Isso porque são consideradas neutras, criando um visual atemporal, clássico e elegante.
Como criar corretamente o efeito Tom Sobre Tom?
Quando falamos da tonalidade de uma cor, estamos nos referindo sobre a sua base de formação. Isto é, a quantidade de cada cor para a composição da cor final. Por exemplo, o verde é resultado da mistura do amarelo com azul. Pode haver mais amarelo como mais azul na formação, mas sempre continuará verde. É exatamente essa variação que determina a tonalidade do verde.
Como resultado, há verdes mais amarelados e verdes mais azulados. Esse é o motivo de um determinado verde não combinar com outro e isso ocorre com todas as cores. Então, para criar um efeito correto de Ton Sur Ton, é preciso que essa tonalidade seja mantida, variando apenas na intensidade.
O que mais é preciso levar em consideração?
Além de seguir uma tonalidade e variar apenas na intensidade da cor, é preciso atentar para alguns detalhes. Como mencionamos, qualquer cor pode ser utilizada para aplicar o conceito de Tom Sobre Tom. Mas é essencial manter a harmonia visual e respeitar o uso do ambiente.
A escolha da cor deve ser feita com cuidado para evitar que o espaço fique cansativo ou, até mesmo, exagerado. Para lugares de descanso e relaxamento, o indicado são cores neutras. Por sua vez, as cores mais fortes caem muito bem para ambientes mais movimentados.
Além disso, invista no mix de texturas e estampas para dar mais personalidade. Utilizar tecidos variados e materiais diversos dá a sensação suave de dinamismo e movimento no local. Outro ponto importante é aproveitar a iluminação, seja artificial, seja natural para enriquecer a escolha da cor, dar mais vida aos tons e valorizar os pontos de destaque.
Portanto, o Ton Sur Ton é um conceito que permite que você use e abuse da criatividade para elaborar projetos impecáveis, que se destacam frente aos de outros profissionais e que está dentro das maiores tendências atuais no mundo da arquitetura e decoração.
Gostou de saber como aplicar a técnica de Tom Sobre Tom? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este!