Decoração afetiva: saiba como decorar valorizando memórias

2 de dezembro de 2021
Biancogres
Voltar para o blog
A função primeira de uma residência é ser o abrigo mais importante das nossas vidas. Junto a isso, é imprescindível que o arquiteto traduza em cada projeto a personalidade dos usuários, considerando suas memórias e emoções em uma decoração af [...]
decoração afetiva A função primeira de uma residência é ser o abrigo mais importante das nossas vidas. Junto a isso, é imprescindível que o arquiteto traduza em cada projeto a personalidade dos usuários, considerando suas memórias e emoções em uma decoração afetiva, capaz de gerar identificação profunda e instantânea entre as pessoas e os ambientes. Objetos colecionados, fotografias, obras de arte, peças raras e até mesmo roupas são estratégias importantes para que o profissional possa compor uma decoração que remete às histórias que as pessoas carregam consigo. Os resultados podem ser encantadores e surpreendentes. Quer conhecer mais sobre a decoração afetiva? Continue conosco e inspire-se em nossas dicas!

Entenda a proposta da decoração afetiva

Apesar de ainda ser explorada de maneira incipiente na maioria dos projetos de design e de arquitetura de interiores, sabe-se que a decoração afetiva tem uma relação direta com o campo da psicologia. Quando o arquiteto tira partido disso, as pessoas que vão viver naqueles ambientes passam a ter, conscientemente ou não, uma nova maneira de encarar a influência que exercem sobre o espaço — e, é claro, a influência que o espaço exerce sobre cada um deles. Assim, a identificação com os elementos se torna ainda mais importante. Nessa tendência, que aos poucos toma conta dos lares para evitar que o cotidiano acelerado torne as pessoas insensíveis às próprias raízes, as regras não são explícitas como em outros estilos. Na verdade, é o contrário: em uma decoração afetiva, o melhor é que os itens sejam pessoais, tenham significado, e a união harmônica entre eles é que vai despertar sensações e compor um décor único. Por isso, em uma decoração afetiva, nada é utilizado por acaso ou de maneira aleatória. A escolha dos objetos e a organização dos espaços são cruciais para alcançar a atmosfera personalizada que só esse estilo decorativo pode proporcionar!

Conheça os elementos que compõem o ambiente

Qualquer elemento, dependendo de sua origem e da história que conta, pode se tornar importante em uma decoração afetiva. Entretanto, alguns objetos são mais utilizados para investir nesse estilo e acertar de primeira.

Móveis antigos

Peças de mobiliário herdadas de parentes são grandes apostas para a decoração afetiva. É comum que esses móveis tenham sofrido um pouco com o uso e a passagem do tempo, mas nada que uma boa restauração não resolva! E pode ser mais simples do que se pensa: reparos como troca de estofado, puxadores, tecido ou pintura novos já fazem toda a diferença no visual de uma peça. Assim, é possível equilibrar a história que o mobiliário carrega consigo e as adaptações de design que fazem com que ele combine mais com o que é contemporâneo e continue útil por muito mais tempo.

Revestimentos

Existem alguns revestimentos com o estilo retrô que são capazes de remeter aos antigos pisos usados em casas antigas. Esses materiais podem trazer à memória os momentos de vivência com a família na época de infância, como na casa dos avós. Porcelanatos que imitam o ladrilho hidráulico são perfeitos para trazer a decoração afetiva. Na Biancogres, algumas opções que têm sido amplamente utilizada com esse intuito são o Urban Vintage, Cemento Hidráulico, Savona, Treviso e Veronella. As madeiras também são sempre muito interessantes para entregar um toque retrô. Porcelanatos inspirados nas madeiras rústicas utlizadas nas antigas casas de fazenda, como Legno Maso, são perfeitos para ressaltar a decoração afetiva e sensação de aconchego dentro do lar.

Imagens

Fotografias e gravuras são capazes de remeter a outras épocas com muita facilidade. Por meio delas, a qualquer momento é possível relembrar pessoas e momentos incríveis. Composições com fotos ficam excelentes em corredores ou em uma parede de fundo para o aparador ou o sofá. Dispor delas em estantes e nichos é uma ideia mais clássica, mas que sempre funciona muito bem. Vale caprichar na escolha das molduras: metálicas, espelhadas ou em madeira, tudo depende do gosto do cliente e da criatividade!

Souvenires de viagem

Se ainda não existe uma coleção de pequenas lembranças dos lugares já visitados, é bom começar uma a partir da próxima viagem! Afinal, souvenires são alguns dos objetos que melhor se encaixam na decoração afetiva, uma vez que podem carregar consigo lembranças de histórias engraçadas ou emocionantes de onde e como foram adquiridos. Miniaturas de edificações ou monumentos, ilustrações ou quaisquer outros tipos de souvenires que remetem com facilidade a um determinado local são muito bem-vindos.

Louças

Louças antigas, tanto em conjunto quanto em peças soltas, também representam um belo papel em uma decoração que remete a memórias e afetos. Xícaras sem par que se transformam em vasos para cultivar temperos na cozinha, uma bandeja antiga que compõe o centro de mesa, uma jarra ou um bule que só são utilizados em ocasiões especiais. Fiquem expostas o tempo todo ou não, as louças são grandes aliadas da decoração afetiva.

Cores alegres

As cores podem tornar um ambiente mais ou menos acolhedor, de acordo com os tons escolhidos. É o que mostra a cromoterapia, ciência que estuda os efeitos das cores nas condições físicas e emocionais de cada pessoa. Nesse sentido, ao desejar uma decoração afetiva, optar pelo uso de tonalidades alegres, como amarelo, verde, rosa, azul etc. costuma ser uma escolha válida. A cor azul é associada a sensação de tranquilidade, o que combina com quartos, banheiros e salas de estar, já que são ambientes convidativos ao relaxamento. Enquanto isso, cores alegres e mais vivas, como amarelo e laranja, são mais recomendados para cozinha, sala de jantar e escritório, por estimular a criatividade e a comunicação. De qualquer forma, para quem não abre mão de tons neutros, como branco, bege e marrom, saiba que essas cores podem continuar sendo adotadas no ambiente e combinadas com outras paletas, para proporcionar uma decoração afetiva.

Plantas

Trazer as plantas para dentro do lar é uma tendência de decoração, a chamada Urban Jungle, que se tornou ainda mais forte nesse momento em que vivemos, onde a falta do contato com a natureza se intensificou. O sucesso desse estilo não se limita ao charme estético que as plantas trazem para um espaço, mas também pela maior sensação de frescor e melhoria da qualidade de vida proporcionada. Mas além disso, trazer as plantas para o lar também ajuda na promoção do bem-estar, como mostram estudos realizados durante a pandemia, e pode criar uma decoração mais afetiva. Para isso, é preciso avaliar o nível de iluminação e ventilação natural para pensar em espécies que se adaptem a tais características.

Coleções

Parte do charme da decoração afetiva diz respeito a mostrar a personalidade dos moradores de determinado ambiente. Afinal, se isso não ficar claro, possivelmente a decoração escolhida é fria e pouco aconchegante, correto? Pensando nisso, optar por destacar coleções — seja de livros, músicas, itens de viagem, HQs, bonecos de super-herói etc. — é uma maneira de agregar à decoração e mostrar um pouco de personalidade. Assim, para valorizar ainda mais esses elementos na decoração, é válido em móveis planejados que destaquem a decoração, como uma estante vintage de madeira, prateleira pequena e com visual moderno ou outras opções. Tudo de acordo com o estilo da coleção.

Faça você mesmo

O estilo decorativo DIY ou faça você mesmo, traduzido para o português, se torna cada vez mais popular, seja pela proposta sustentável de reaproveitar elementos ou pelo relaxamento de construir itens decorativos para a própria casa, sem a necessidade de contar sempre com um profissional especializado. Assim, é possível ter peças exclusivas na decoração e que têm significados especiais para os moradores, que podem utilizar fotos do álbum de família, cartas e demais itens com valor afetivo para cada um e que, ao adotar a criatividade, se transformam e passam uma ideia de decoração ainda mais afetiva. Como já ressaltamos, a decoração afetiva é extremamente pessoal. Por isso, esteja aberto a aproveitar outros elementos significativos. Livros, discos de vinil, CDs, obras de arte, miniaturas de carros e outros colecionáveis são bons exemplos de objetos que podem ser ressignificados e incorporados ao visual dos ambientes, deixando de ser apenas recordações guardadas no fundo de armários. Gostou de saber mais sobre a decoração afetiva? Para deixar seus clientes por dentro dessa tendência, assine agora mesmo a nossa newsletter e acompanhe nossas atualizações de conteúdo em tempo real. Até a próxima!

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter

Aceito os termos de uso e política de privacidade. *

TERMOS DE USO E  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...