Móveis icônicos: confira como utilizá-los na decoração

26 de julho de 2021
Biancogres
Voltar para o blog
Sabe aqueles móveis icônicos, que são o sonho de consumo dos profissionais de decoração de interiores? Eles são capazes de incluir mais personalidade a qualquer ambiente, criando pontos de destaque em toda a decoração. Quer dizer, um móvel a [...]
móveis icônicos Sabe aqueles móveis icônicos, que são o sonho de consumo dos profissionais de decoração de interiores? Eles são capazes de incluir mais personalidade a qualquer ambiente, criando pontos de destaque em toda a decoração. Quer dizer, um móvel atualmente tem um significado e uso muito maior do que os primórdios da existência humana, em que a intenção básica era construir uma área para assento e descanso. Afinal, as técnicas e materiais para construção de móveis e funcionalidades foram ampliadas com o tempo. Hoje, eles têm uma função estética importante para qualquer espaço. Gostou do assunto e quer conhecer mais sobre as características dos móveis icônicos? Continue conosco e fique por dentro do assunto!

Como surgiram os móveis icônicos?

Conforme mencionado, o desenvolvimento de móveis foi evoluindo, à medida em que técnicas e materiais se expandiram. Essa evolução ocorreu especialmente a partir de 1920, com o movimento do Modernismo, em que os móveis pesados e caros, que eram tão comuns, passaram a perder espaço para mobílias confortáveis, simples e empilháveis. O Modernismo foi um movimento que nasceu com a proposta de romper com praticamente todos os conceitos e padrões tradicionais e rebuscados do século XIX, enfatizando que construções simples não precisam ser necessariamente simplórias e sem funcionalidade. Para isso, o aço tubular e a cadeira flexível foram dois dos principais materiais experimentados para que o design de móveis desenvolvesse mobílias aplicando os conceitos citados acima. O objetivo principal era fazer um uso inteligente dos materiais disponíveis, além de construir móveis icônicos funcionais, leves e limpos.

Quais são os principais móveis icônicos?

Os móveis icônicos são aqueles que chamaram atenção pela sua funcionalidade, estilo e impactos trazidos no ramo do imobiliário, muitos até foram capazes de inspirar outras marcas e profissionais ao redor do mundo. Conheça alguns modelos a seguir que se encaixam nesses critérios citados.

Egg Chair ou cadeira ovo

egg chair É possível que você já tenha visto a cadeira Egg Chair, cujo formato é muito similar ao ovo, e que justamente por isso proporciona um maior conforto e relaxamento dos usuários. O design ficou por conta do dinamarquês Arne Jacobsen, criado em 1958. A estrutura é produzida com tecido reforçado, aço curvado e sua base é produzida com alumínio fundido polido. Para muito além das discussões que a cadeira provocou, pode-se também ser considerada um objeto de arte. O móvel é utilizado em diferentes contextos, como leitura, amamentação, poltrona para recepção de um ambiente etc.

Eames Lounge Chair

Eames Lounge Outro exemplo de cadeira icônica e que é facilmente reconhecida por quem conhece, é a chamada Eames Lounge Chair, que equilibra beleza e conforto com seu formato que permite ao indivíduo praticamente ficar deitado. Possui combinação de materiais, como o couro maleável e a madeira compensada e apoio para o braço feito de borracha natural e elástica, que proporcionam um relaxamento com estilo. Não à toa, a cadeira desenvolvida por Charles e Ray Eames, em 1956, pode ser apreciada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, onde recebe destaque e atenção especial, que serviu para inspiração de tantas outras em um estilo semelhante, e servem como um refúgio da vida moderna, mesmo que o modernismo continue com você.

Barcelona Chair

barcelona chair A Barcelona Chair consegue imprimir claramente alguns conceitos do modernismo nos móveis, como as curvas, que trazem um charme a mais para o design e foge dos padrões retos e frios comumente adotados. A Barcelona Chair, desenvolvida por Mies van der Rohe, em 1929 — permanecendo até os tempos atuais como um dos modelos de cadeiras mais conhecidos em todo mundo — foi inspirada nas cadeiras e bancos egípcios, que eram comuns nas habitações luxuosas das realezas e tinham uma intenção similar, já que foram construídas para a família Real espanhola. Apesar disso, a peça foi pensada de forma simples, tendo apenas duas estruturas: o encosto e o apoio para os pés, provando mais uma vez que no modernismo, simplicidade não precisa ser sinônimo de simplório.

Cadeira Red and Blue

red and blue chair A poltrona mencionada faz parte do movimento artístico De Stijl, que tinha como propósito reinventar a realidade, utilizando com intensidade utopias e a imaginação dos profissionais envolvidos. Nesse sentido, a predominância de cores primárias, como vermelhos e azuis, além de valorizar linhas ortogonais e captar as sensações que isso poderia transmitir eram destaques. Dentro desse contexto, foi desenvolvida a cadeira Red and Blue em 1989 pelo arquiteto Gerrit Thomas Rietveld, que teve inspiração nas obras do artista Piet Mondrian, e hoje faz parte do Museu da Cidade de Montreal.

Cadeira Bowl

bowl chair A cadeira bowl é de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi, que tem destaque não apenas no universo do design, mas também no da arquitetura, sendo conhecida pelo seu estilo modernista que misturava o rústico e naturalista, ao mesmo tempo que valorizava aspectos industriais e tubulares. Nesse sentido, a cadeira Bowl, desenvolvida em 1951, revolucionou o design ao reunir em um único objeto conforto, criatividade e sofisticação. A cadeira foi inspirada em tigelas e tem o formato de cumbuca de barro, podendo mover-se para os lados, tendo o apoio de um suporte metálico. As principais influências no design do projeto foram a valorização da cultura popular, a industrialização e produção em massa.

Cadeira Panton

panton chair A cadeira Panton é um símbolo de irreverência devido à sua anatomia inspirada na letra ‘’S’’, o que era novidade para os anos 60, fazendo com que ela virasse um ícone. Esta foi a primeira cadeira de plástico moldado do mundo, trazendo uma nova funcionalidade para o material. Outras características da cadeira Panton que chamam atenção é a inexistência de pés e de divisão entre o assento e a estrutura, representando também um pioneirismo. Toda essa ousadia na cadeira Panton é assinada pelo designer Verner Panton, que assim como o projeto mencionado, foi responsável por outros que colocarem seu nome em destaque pelos interessados em obras vanguardistas.

Como utilizar móveis icônicos na decoração?

Os móveis icônicos são um charme e também atuam como obras de arte dentro de um espaço. Por isso, elas atuam como peça de destaque e que nem precisam de espaço para serem valorizadas no ambiente, que pode ser a sala de jantar, estar e até mesmo a de reuniões, tudo depende do perfil da empresa. Também é importante equilibrar a escolha do item com os demais elementos de decoração. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro dos móveis icônicos!

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter

Aceito os termos de uso e política de privacidade. *

TERMOS DE USO E  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...