7 melhores dicas de relacionamento com o cliente para arquitetos

23 de outubro de 2023
Biancogres
Voltar para o blog

Relacionamento com cliente na arquitetura? Conheça sete dicas para ter o seu nome elogiado e reconhecido no mercado.

Não há dúvida, de que o mercado de arquitetura cresce cada vez mais em números e em reconhecimento no Brasil. Mas, saiba que, o conhecimento técnico não é a única preocupação que os arquitetos precisam ter nos seus projetos. Tenha em mente que um dos diferenciais dessa profissão está no relacionamento com o cliente.

Arquitetura é um segmento que envolve procedimentos técnicos aliados com o lado emocional e afetivo dos clientes, pois, construir ou reformar um imóvel para morar ou trabalhar é um momento especial em nossas vidas.

Elaboramos este artigo para você conhecer as sete melhores dicas de relacionamento com clientes para arquitetos. Confira!

1. Esteja preparado para ser flexível

O trabalho de relacionamento com os clientes exige uma certa adaptabilidade e flexibilidade dos arquitetos quanto a datas, horários e procedimentos no processo de trabalho, na negociação de preços entre outros.

No entanto, seja flexível, desde que a concessão não ignore procedimentos técnicos inegociáveis, como de segurança ou que sejam inviáveis financeiramente para o escritório.

Saiba que a flexibilidade com os clientes demonstra a criatividade e a versatilidade do profissional. Mas, nunca deixe de mostrar ao contratante do serviço quais são as vantagens e as desvantagens da flexibilização que será adotada. Por exemplo: alguma negociação de valor pode acarretar em menos horas dedicadas a um determinado serviço ou acompanhamento.

2. Personalize o atendimento

Mesmo que você já tenha a sua marca e o seu estilo para elaborar projetos, itens essenciais para seu reconhecimento no mercado, deixe que os seus clientes tenham a oportunidade de fazer suas próprias escolhas também, colaborando com o próprio projeto.

3. Busque sempre o retorno ao cliente com agilidade e rapidez

Elementos projetados podem sofrer alterações pois, existe a probabilidade de aparecer imprevistos, como limitações técnicas no momento da execução da obra. Portanto, partindo da possibilidade de surgimento de inconveniências, combine prazos para ajustes nos projetos.

Muitas vezes não será possível resolver alguma situação de forma rápida, porém, é importante que o cliente esteja alinhado e ciente de qual seria o possível prazo para solução, evitando quebra de expectativas e frustração.

4. Entenda o perfil de cada cliente

Assim como os médicos fazem o exame de anamnese para conhecer melhor os seus pacientes antes de emitirem diagnósticos nas consultas, os arquitetos também devem entender bem sobre o perfil de cada cliente para elaborarem os seus projetos. 

Dessa maneira, os profissionais da arquitetura precisam analisar se estão lidando com clientes mais exigentes e experientes. Ou, se trata de pessoas com pouca experiência que não têm o hábito de contratar projetos de construção ou reforma. 

Alguns escritórios de arquitetura por opção dos seus sócios e proprietários definem desde a concepção do negócio, qual é o público-alvo que pretendem trabalhar. Desse modo, oferecem os seus serviços para aquele perfil de cliente.  

Algumas informações devem ser consideradas para que um escritório de arquitetura entenda o perfil dos seus clientes. Confira quais são:

  • profissão;
  • localização do imóvel;
  • idade;
  • o número de habitantes e a idade dos filhos;
  • preferência por algum estilo;
  • principais sonhos e ideias para o projeto;
  • entre outros.

Entenda como usar essas informações do perfil de clientes a seu favor.

Profissão e conhecimento

Conhecer a profissão no relacionamento com o cliente é importante, pois por meio dessa informação é possível saber como se comunicar. Além disso, tem aqueles clientes que já se interessam e pesquisam pelo tema, portanto, podem trazer mais conhecimento do que os mais leigos.

Muito cuidado com o discurso: caso o cliente não tenha nenhum contato com a arquitetura e design de interiores, atente-se para não adotar um discurso que dificulte a compreensão. Afinal, você é um facilitador entre o cliente e a realização do sonho de sua casa nova, reforma, ou ambiente comercial.

Localização do imóvel

Por meio da localização do imóvel a ser construído ou reformado, é possível presumir o padrão construtivo, quais acabamentos fazem mais sentido para uma região (caso seja uma região mais quente, úmida, fresca, etc).

A localização também é determinante para descobrir onde o cliente poderá adquirir todos os materiais necessários para a construção e acabamentos. É importante saber quais seriam esses principais parceiros e fazer a ponte para que o cliente tenha mais segurança e facilidade na compra.

Idade

A idade do cliente indica várias características a serem consideradas nas obras e projetos. Por exemplo, no caso dos idosos, por haver o risco de quedas devem ser tomados cuidados na especificação de revestimentos, decoração entre outros.

O número de habitantes e a idade de filhos 

O número de habitantes determinará a quantidade e a função dos cômodos da casa ou salas das empresas, por exemplo. Já a idade dos filhos é importante, pois quartos preparados para crianças e adolescentes devem ser diferentes, principalmente na decoração. 

5. Esteja disponível para tirar dúvidas 

Quando contratamos serviços, principalmente, naqueles assuntos que somos leigos é muito comum nos sentirmos inseguros e com uma série de questionamentos. Sabendo disso, esteja disponível e aberto para tirar as dúvidas dos seus clientes. Preparar-se para atender aos clientes não é apenas uma questão de disponibilidade de horários, mas também exige se permitir repassar parte de seu conhecimento para ajudar.

Tanto é a importância desse processo no relacionamento com o cliente que algumas empresas são obrigadas por lei a manter o serviço de atendimento ao cliente (SAC). Embora no segmento da arquitetura não exista essa obrigatoriedade, não ignore esse suporte.

Mas, não demore para responder os seus clientes, só disponibilize canais que irá visualizar com frequência. De nada adianta receber os questionamentos se eles não serão respondidos em tempo hábil, a demora é tão prejudicial quanto a falta de respostas.

6. Use a tecnologia para facilitar a comunicação

Facilitar a comunicação entre profissional e contratante é uma premissa básica da política de relacionamento com o cliente na arquitetura. Para isso, esteja presente nas principais redes sociais onde poderá fazer o atendimento online.

Procure adaptar os seus meios de comunicação com os de preferência do seu público-alvo. Durante o processo de marketing esteja na maior parte delas, após a contratação do serviço use aquela que o cliente indicar como preferida.

Confira alguns dos principais canais de comunicação ideais para arquitetos:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • Telegram.

7. Desenvolva estratégias de pós-venda

Implante e desenvolva a estratégia de pós-venda no seu escritório de arquitetura. Não cometa o engano de abandonar os seus clientes após a finalização do projeto ou da obra.

Saiba que a jornada com o seu público começa no marketing e só termina na etapa do pós-venda que, em muitas das vezes, gerará indicações do seu trabalho. Assim que finalizar tudo que foi previsto no contrato coloque-se à disposição do cliente. Peça feedback do trabalho apresentado e mantenha as portas abertas para novas oportunidades de negócio. 

Então, use essas dicas e mantenha o foco no relacionamento com o cliente do seu escritório de arquitetura.

Assine a nossa newsletter, assim você receberá conteúdos atualizados diretamente!

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter Campos com * são de preenchimento obrigatório.

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...