Relacionamento com cliente na arquitetura? Conheça sete dicas para ter o seu nome elogiado e reconhecido no mercado.
Não há dúvida, de que o mercado de arquitetura cresce cada vez mais em números e em reconhecimento no Brasil. Mas, saiba que, o conhecimento técnico não é a única preocupação que os arquitetos precisam ter nos seus projetos. Tenha em mente que um dos diferenciais dessa profissão está no relacionamento com o cliente.
Arquitetura é um segmento que envolve procedimentos técnicos aliados com o lado emocional e afetivo dos clientes, pois, construir ou reformar um imóvel para morar ou trabalhar é um momento especial em nossas vidas.
Elaboramos este artigo para você conhecer as sete melhores dicas de relacionamento com clientes para arquitetos. Confira!
1. Esteja preparado para ser flexível
O trabalho de relacionamento com os clientes exige uma certa adaptabilidade e flexibilidade dos arquitetos quanto a datas, horários e procedimentos no processo de trabalho, na negociação de preços entre outros.
No entanto, seja flexível, desde que a concessão não ignore procedimentos técnicos inegociáveis, como de segurança ou que sejam inviáveis financeiramente para o escritório.
Saiba que a flexibilidade com os clientes demonstra a criatividade e a versatilidade do profissional. Mas, nunca deixe de mostrar ao contratante do serviço quais são as vantagens e as desvantagens da flexibilização que será adotada. Por exemplo: alguma negociação de valor pode acarretar em menos horas dedicadas a um determinado serviço ou acompanhamento.

2. Personalize o atendimento
Mesmo que você já tenha a sua marca e o seu estilo para elaborar projetos, itens essenciais para seu reconhecimento no mercado, deixe que os seus clientes tenham a oportunidade de fazer suas próprias escolhas também, colaborando com o próprio projeto.

3. Busque sempre o retorno ao cliente com agilidade e rapidez
Elementos projetados podem sofrer alterações pois, existe a probabilidade de aparecer imprevistos, como limitações técnicas no momento da execução da obra. Portanto, partindo da possibilidade de surgimento de inconveniências, combine prazos para ajustes nos projetos.
Muitas vezes não será possível resolver alguma situação de forma rápida, porém, é importante que o cliente esteja alinhado e ciente de qual seria o possível prazo para solução, evitando quebra de expectativas e frustração.

4. Entenda o perfil de cada cliente
Assim como os médicos fazem o exame de anamnese para conhecer melhor os seus pacientes antes de emitirem diagnósticos nas consultas, os arquitetos também devem entender bem sobre o perfil de cada cliente para elaborarem os seus projetos.
Dessa maneira, os profissionais da arquitetura precisam analisar se estão lidando com clientes mais exigentes e experientes. Ou, se trata de pessoas com pouca experiência que não têm o hábito de contratar projetos de construção ou reforma.
Alguns escritórios de arquitetura por opção dos seus sócios e proprietários definem desde a concepção do negócio, qual é o público-alvo que pretendem trabalhar. Desse modo, oferecem os seus serviços para aquele perfil de cliente.
Algumas informações devem ser consideradas para que um escritório de arquitetura entenda o perfil dos seus clientes. Confira quais são:
- profissão;
- localização do imóvel;
- idade;
- o número de habitantes e a idade dos filhos;
- preferência por algum estilo;
- principais sonhos e ideias para o projeto;
- entre outros.
Entenda como usar essas informações do perfil de clientes a seu favor.
Profissão e conhecimento
Conhecer a profissão no relacionamento com o cliente é importante, pois por meio dessa informação é possível saber como se comunicar. Além disso, tem aqueles clientes que já se interessam e pesquisam pelo tema, portanto, podem trazer mais conhecimento do que os mais leigos.
Muito cuidado com o discurso: caso o cliente não tenha nenhum contato com a arquitetura e design de interiores, atente-se para não adotar um discurso que dificulte a compreensão. Afinal, você é um facilitador entre o cliente e a realização do sonho de sua casa nova, reforma, ou ambiente comercial.
Localização do imóvel
Por meio da localização do imóvel a ser construído ou reformado, é possível presumir o padrão construtivo, quais acabamentos fazem mais sentido para uma região (caso seja uma região mais quente, úmida, fresca, etc).
A localização também é determinante para descobrir onde o cliente poderá adquirir todos os materiais necessários para a construção e acabamentos. É importante saber quais seriam esses principais parceiros e fazer a ponte para que o cliente tenha mais segurança e facilidade na compra.
Idade
A idade do cliente indica várias características a serem consideradas nas obras e projetos. Por exemplo, no caso dos idosos, por haver o risco de quedas devem ser tomados cuidados na especificação de revestimentos, decoração entre outros.
O número de habitantes e a idade de filhos
O número de habitantes determinará a quantidade e a função dos cômodos da casa ou salas das empresas, por exemplo. Já a idade dos filhos é importante, pois quartos preparados para crianças e adolescentes devem ser diferentes, principalmente na decoração.
5. Esteja disponível para tirar dúvidas
Quando contratamos serviços, principalmente, naqueles assuntos que somos leigos é muito comum nos sentirmos inseguros e com uma série de questionamentos. Sabendo disso, esteja disponível e aberto para tirar as dúvidas dos seus clientes. Preparar-se para atender aos clientes não é apenas uma questão de disponibilidade de horários, mas também exige se permitir repassar parte de seu conhecimento para ajudar.
Tanto é a importância desse processo no relacionamento com o cliente que algumas empresas são obrigadas por lei a manter o serviço de atendimento ao cliente (SAC). Embora no segmento da arquitetura não exista essa obrigatoriedade, não ignore esse suporte.
Mas, não demore para responder os seus clientes, só disponibilize canais que irá visualizar com frequência. De nada adianta receber os questionamentos se eles não serão respondidos em tempo hábil, a demora é tão prejudicial quanto a falta de respostas.

6. Use a tecnologia para facilitar a comunicação
Facilitar a comunicação entre profissional e contratante é uma premissa básica da política de relacionamento com o cliente na arquitetura. Para isso, esteja presente nas principais redes sociais onde poderá fazer o atendimento online.
Procure adaptar os seus meios de comunicação com os de preferência do seu público-alvo. Durante o processo de marketing esteja na maior parte delas, após a contratação do serviço use aquela que o cliente indicar como preferida.
Confira alguns dos principais canais de comunicação ideais para arquitetos:
- Instagram;
- Facebook;
- Pinterest;
- YouTube;
- LinkedIn;
- WhatsApp;
- Telegram.

7. Desenvolva estratégias de pós-venda
Implante e desenvolva a estratégia de pós-venda no seu escritório de arquitetura. Não cometa o engano de abandonar os seus clientes após a finalização do projeto ou da obra.
Saiba que a jornada com o seu público começa no marketing e só termina na etapa do pós-venda que, em muitas das vezes, gerará indicações do seu trabalho. Assim que finalizar tudo que foi previsto no contrato coloque-se à disposição do cliente. Peça feedback do trabalho apresentado e mantenha as portas abertas para novas oportunidades de negócio.

Então, use essas dicas e mantenha o foco no relacionamento com o cliente do seu escritório de arquitetura.
Assine a nossa newsletter, assim você receberá conteúdos atualizados diretamente!