Decoração em cores quentes: 6 dicas de como utilizar móveis coloridos

9 de outubro de 2019
Biancogres
Voltar para o blog
A decoração em cores quentes é uma grande tendência na arquitetura contemporânea, sendo elegida para vários tipos de projetos comerciais e residenciais. E você sabe o porquê dessa prefer&ecir [...]
decoração em cores quentes

A decoração em cores quentes é uma grande tendência na arquitetura contemporânea, sendo elegida para vários tipos de projetos comerciais e residenciais. E você sabe o porquê dessa preferência? Essas tonalidades estimulam os nossos sentidos e tornam o ambiente mais rico, com mais calor.

Isso se traduz em mais aconchego, ao mesmo tempo em que enfatiza a personalidade e a inovação do design de interiores.

Por muitos anos, as cores quentes foram evitadas no mercado da decoração, pois havia uma crença de que elas eram difíceis de combinar. No entanto, vários arquitetos renomados começaram a explorá-las com resultados incríveis!

Desse modo, essas experimentações saíram dos projetos mais conceituais e artísticos e começaram a dominar a arquitetura mais cotidiana das casas e das empresas. Mas pra não errar no equilíbrio das cores, há algumas dicas muito úteis que explicaremos a seguir. Acompanhe!

1. Os efeitos das cores quentes na decoração

Eles geralmente nos remetem a elementos da natureza, como o céu, o solo, o mar, as árvores, entre outros.

Amarelo

decoração em cores quentes

Ligado ao sol, ele estimula bastante a nossa visão, transmitindo uma sensação de alegria. Essa cor pode tornar os ambientes mais vivos, ainda mais por ser bem inovador na arquitetura.

Vermelho

decoração em cores quentes

Sendo a cor do fogo e do crepúsculo, o vermelho é bem intenso e frequentemente representa a coragem e a liderança nas obras de arte.

Laranja

decoração em cores quentes

Situada entre o vermelho e o amarelo, essa cor também está associada às chamas e deixa os ambientes muito mais alegres.

Verde

decoração em cores quentes

Nos tons mais claros, o verde também é considerado uma cor quente e está associado às sensações de liberdade que temos quando estamos em contato com a natureza.

Azuis profundos

decoração em cores quentes

Apesar de ser considerado um pouco mais frio, o azul de tonalidades mais vivas, tem um efeito de cor quente. Ele é frequentemente associado ao céu e ao mar e, por isso, contribui bastante para o conforto do ambiente.

Sabe aquela tranquilidade que sentimos ao encarar o horizonte? Esses tipos de azul podem evocar essa sensação nos observadores.

2. Combinar as cores com a mensagem que o cliente quer transmitir

Muitas pessoas relacionam as cores quentes com o clima frio e o aconchego que ele traz, ficando receosas de empregá-las nas épocas de intenso calor. Todavia, esse fator não deve influenciar a escolha da paleta de cores, pois não existe certo e errado quando o assunto é a relação da arquitetura com o clima! O importante é usar a criatividade e associar com os efeitos que o cliente deseja.

O que se pode fazer quando um cliente tem uma opinião forte a respeito desse assunto, principalmente em localidades litorâneas, é buscar cores mais leves como o amarelo, o verde-claro e o azul. Afinal, o que deve prevalecer é sempre a mensagem que o cliente quer passar.

Por exemplo, em cidades continentais como Belo Horizonte e São Paulo, as cores mais fechadas, ricas e profundas são as preferidas. Isso porque o lifestyle dos habitantes desses locais é um pouco mais formal.

No Rio e Vitória, por outro lado, a vivacidade é mais comum, pois são cidades do verão, em que há uma mistura intensa de cores.

3. Mesclar móveis coloridos com revestimentos neutros

decoração em cores quentes

Essa técnica é bastante utilizada no design de interiores e é conhecida como “respiro”. Quando todo o ambiente está repleto de cores quentes, ele pode acabar se tornando pesado ou caricato. Dessa forma, a alternância com cores mais suaves e sutis permite aliviar os sentidos e “tomar um fôlego” após tanto estímulo visual.

Ademais, com muitas cores chamativas, o espaço pode ficar caótico e poluído. Consequentemente, seus usuários sentem um desconforto ao ficar nele por muito tempo. Para proporcionar essa pausa, o porcelanato mais neutro é um aliado essencial.

No mobiliário, você pode acrescentar acessórios neutros em móveis coloridos ou vice-versa. Por exemplo, uma combinação interessante seria um sofá amarelo com almofadas brancas e um tapete marrom, ou um sofá bege com almofadas na cor azul profundo e um tapete amarelo.

Assim, quando você tem algo mais harmonioso, você se cansa menos e curte mais o projeto, que terá conceitos mais perenes em vez de ser desgastado com as mudanças nas tendências.

4. Combinar as cores do ambiente com o estilo da decoração

decoração em cores quentes

É importante criar uma paleta base dentro de cada projeto. Diante disso, você tem que fazer um trabalho de “quebra-cabeça” e criar as combinações corretas. Afinal, é um momento em que você precisa ter muita atenção para visualizar os acabamentos — até mesmo antes de fazer suas escolhas — e ver se existe harmonia entre os tons.

Exemplificando: se você está usando uma paleta de verde e azul, precisa ver se esses tons se complementam, se eles não “brigam”. Assim, as cores quentes têm auxiliado bastante na inovação das releituras de estilos mais antigos. Um móvel clássico — tradicionalmente, em cores rústicas — pode receber uma cara nova ao ser pintado com tonalidades vivas.

Além disso, os estilos vintage podem resgatar alguns elementos coloridos do passado. Na decoração vitoriana, por exemplo, os tecidos de seda chinesa eram utilizados em vários móveis e acessórios, trazendo cores vivas e exóticas.

5. Selecionar bem a paleta de cores

decoração em cores quentes

Esse ponto deve ser sempre enfatizado, pois é importantíssimo ser coerente na escolha das cores. Se for usar uma paleta verde e azul, por exemplo, você deve procurar os tons de verde que se complementam, criando um caminho semelhante.

Você pode usar diferentes tons de verde, mas eles devem seguir o mesmo espectro de cor, isto é, não ir para frio e depois para o quente.

6. Utilizar a cor como uma expressão da sua personalidade criativa

decoração em cores quentes

Quando um arquiteto traz uma cor para o projeto, ele está trazendo sua personalidade. Não deixe o medo de errar impedir a sua inovação. Afinal, você está querendo estampar sua identidade, o que também é extremamente importante para sua imagem no mercado!

Cada vez mais as pessoas estão querendo esse reflexo de identidade, pois é isso que diferencia um trabalho assinado por um profissional criativo. Na verdade, as cores afloram as emoções dos observadores.

Ao entrar em uma casa com personalidade nas estampas e cores, você entende melhor a pessoa que a habita, assim como sua história, linguagem e experiências. Sempre gostamos de ambientes com personalidade, ousadia e uma combinação inusitada. Porém, você não vai conseguir esse resultado se não apresentar novas ideias e sugestões aos clientes.

Então, se você tem essa personalidade de estar sempre buscando pela inovação, saiba que não existe certo ou errado. Basta ter o cuidado de criar uma combinação harmônica. Com o tempo, você verá que os clientes serão atraídos justamente pela marca autoral dos seus projetos, desde que eles sejam interessantes visualmente.

Como você viu, a decoração em cores quentes não tem muitos segredos, depende da sua criatividade e a prática que irá ganhar a cada projeto. Aquele paradigma de uma arquitetura extremamente sóbria em todos os projetos já não é mais predominante, e hoje existem diversos elementos ganhando espaço.

Quer saber mais sobre como utilizar as sensações para criar ambientes incríveis? Então, conheça a decoração sensorial — uma das mais novas tendências do design de interiores!

Receba em primeira mão tendências, lançamentos, novidades na nossa newsletter

Aceito os termos de uso e política de privacidade. *

TERMOS DE USO E  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS DE USO

1. ACEITAÇÃO

Bem-vindo ao site http://inspiracoes.biancogres.com.br/. presente documento ("termos de uso") estabelece os termos e condições aplicáveis ao uso do site. por favor, revise os termos de uso cuidadosamente antes de utilizar o site. ao acessar, navegar ou utilizar o site, todos os usuários declaram aceitar os termos e condições contidos nestes termos de uso. a biancogres reserva-se o direito de atualizar os termos de uso periodicamente, ao exclusivo critério da Biancogres.

2. PERMISSÕES E USO DAS IMAGENS ENVIADAS

Ao enviar imagens para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você declara ter direitos sobre estas imagens, outorgando à Biancogres o direito de reproduzi-las em quaisquer de seus sites, redes sociais ou mídias digitais e físicas.

Ao inserir as referências de redes sociais no campo “Instagram” existente no cadastro, você autoriza a divulgação das imagens enviadas à Biancogres, sendo que esta dará referência somente aos dados declarados no ato do cadastro.

Não existirá obrigação de divulgação das imagens enviadas na página http://inspiracoes.biancogres.com.br/. A Biancogres se reserva ao direito de escolher previamente qualquer material que será publicado em quaisquer de suas páginas, em um processo de curadoria interna.

Caso as imagens enviadas não sejam escolhidas para serem divulgadas no site da Biancogres, a empresa manterá o material enviado em seu banco de dados, podendo divulgar a qualquer momento no site, redes sociais ou mídias digitais ou físicas, de acordo com os critérios próprios e de direito da Biancogres.

3. SUBMISSÕES DO USUÁRIO

Ao submeter suas imagens no cadastro para o site http://inspiracoes.biancogres.com.br/ você concorda que concede à Biancogres uma licença perpétua gratuita e o direito (mas não uma obrigação) de usar, copiar, modificar, exibir, distribuir, realizar download, armazenar, reproduzir, transmitir, publicar, adaptar e criar obras derivadas, de qualquer maneira e em qualquer tipo de mídia, do todo ou de parte sob qualquer forma e em qualquer parte do mundo. Você reconhece e concorda que a Biancogres poderá reter cópias de suas imagens enviadas e divulgar a qualquer terceiro.

Ao submeter as suas informações de identificação no cadastro do site http://inspiracoes.biancogres.com.br/, como nome, e-mail, rede social, profissão, estado e cidade, você concorda que a Biancogres tem o direito de armazenar suas informações e utilizar estes dados para contatá-lo conforme critérios da Biancogres.

4. PROIBIÇÕES GERAIS.

Com relação ao uso da página http://inspiracoes.biancogres.com.br/, você concorda em NÃO:

1. violar quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de privacidade, incluindo, sem limitação, direitos autorais;

2. carregar, publicar, transmitir ou armazenar qualquer imagem que:

a) seja ilegal, ofensiva, difamatória, fraudulenta, enganosa, danosa, ameaçadora, constrangedora, obscena;

b) viole quaisquer de suas obrigações contratuais ou de confidencialidade;

c) perturbe ou interfira nas operações normais do site, tais como a publicação ou a transmissão de vírus, a publicação continuada de materiais repetidos ou a publicação de arquivos muito grandes, fora do tamanho normal;

3. Burlar as regras de cadastro de qualquer forma:

a) publicar ou submeter qualquer informação imprecisa, falsa ou incompleta;

b) passar-se por outra pessoa ou organização;

c) fornecer falsa informação sobre você.

5. USOS ESPECÍFICOS E RESPONSABILIDADES.

Além das responsabilidades gerais previstas na Cláusula 4, você concorda em cumprir com os seguintes termos. Você concorda ainda em:

1. usar o Site somente para finalidades legítimas a fim de divulgar os seus projetos com Biancogres e fazer parte de nossa Galeria de Inspirações;
2. fornecer as informações submetidas por você completas, corretas, atualizadas e precisas;
3. publicar materiais sobre os quais você tenha todos os direitos e licenças necessários;
4. assumir os riscos de qualquer utilização de (ou confiança em) quaisquer materiais ou informações fornecidas por um terceiro.

6. PRIVACIDADE.

AO ACEITAR ESTES TERMOS DE USO, VOCÊ AUTOMATICAMENTE ACEITA TODOS OS TERMOS DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA BIANCOGRES ESTABELECIDOS ABAIXO E, NESTE ATO, AUTORIZA A BIANCOGRES A COLETAR, ARMAZENAR, UTILIZAR E DIVULGAR SEUS DADOS PESSOAIS CONFORME PREVISTO EM TAL DOCUMENTO.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A sua privacidade é importante para nós. É política da Biancogres respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site da marca Biancogres, Inspirações Biancogres e quaisquer outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, os protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

Nossos sites podem ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do e-mail: biancogres@biancogres.com.br.

Política de Cookies Biancogres

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

Cookies relacionados à conta: Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados a boletins por e-mail: Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies de Terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site. Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Biancogres oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de hoje ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) da Biancogres, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de JANEIRO/2022.

 

Carregando...